• Home
  • Artigos
  • O que é e como funciona a embalagem a vácuo

Embalagem com atmosfera modificada

Embalagem com atmosfera modificada

Você já deve ter visto nos mercados em geral aqueles frios já cortados com embalagem abre e fecha que proporciona praticidade ao cliente e principalmente ao mercado que não precisa ficar fatiando os frios a todo momento dedicando um ou mais funcionários apenas para isso. Já deve ter percebido que estes alimentos assim como carnes, frutas, hortaliças e legumes tem surgido cada vez mais nos mercados, mas como mantém uma conservação longa sem estar embalado à vácuo?

O segredo em preservar a qualidade e a frescura dos seus produtos alimentares se dá graças ao "acondicionamento em atmosfera modificada" (MAP ou "Modified Atmosphere Packaging") ou protetora ou em português "embalagem com atmosfera modificada" (EAM). Os fabricantes do setor agroalimentar no objetivo de propor produtos que satisfaçam a evolução dos estilos de vida: prontos a comer, prontos a cozer, fáceis de conservar, aderiram ao acondicionamento em atmosfera modificada ou ainda que é uma técnica que permite alcançar estes objetivos. A embalagem em atmosfera modificada visa preservar a qualidade e a frescura (aspeto, textura, sabor e cor) dos alimentos e prolongar o seu prazo-limite de conservação. Permite reduzir as degradações físicas, enzimáticas e microbianas que alteram os alimentos, quer sejam processados ou não.

O prazo de conservação dos produtos embalados em atmosfera modificada ou protetora é então 2 a 5 vezes mais longo do que no ar. Para eliminar ou reduzir as suas degradações em contacto com o ar, os géneros alimentícios devem ser acondicionados numa atmosfera constituída por gases puros ou misturas de gases.

 

O acondicionamento em atmosfera modificada é um processo que consiste em:

  • embalar um produto alimentar, alterando a atmosfera à sua volta (do ar no caso);
  • controlar as reações enzimáticas ou bioquímicas e as evoluções microbianas;
  • proteger fisicamente o produto.

Este processo utiliza componentes naturais do ar e permite reduzir frequentemente a quantidade de aditivos químicos nos produtos. Uma atmosfera adequada A eficácia do processo requer uma escolha pertinente da atmosfera de proteção consoante:

  • os riscos incorridos pelo produto (bolores, bactérias, ranço, etc.);
  • as características específicas de cada produto (teor de água, atividade da água, nível de pH, contaminação, etc.);
  • as condições de conservação (temperatura, aditivos, permeabilidade da embalagem, etc.).

Existem várias categorias de produtos, dependendo, em especial, da sua atividade em água (Aw) e dos problemas de degradação:

  • Os produtos secos (aperitivos, frutos secos, batatas fritas, pós, etc.) cujo principal objetivo é proteger os seus componentes (vitaminas, gorduras, etc.) do oxigênio no ar para evitar a oxidação. Um gás inerte (azoto ou árgon) substituirá o oxigênio eliminado.
  • Os produtos com umidade intermédia (queijos, produtos de massa, etc.) sujeitos a desenvolvimentos microbianos, principalmente bolores. O dióxido de carbono puro ou uma mistura de dióxido de carbono/azoto deve ser utilizado numa proporção que depende da sua taxa de umidade e da flora microbiana endógena.
  • Os produtos com muita umidade (produtos de charcutaria, produtos preparados, etc.) que são muito sensíveis aos desenvolvimentos microbianos, particularmente bacterianos, e que requerem dióxido de carbono. A sua utilização em doses elevadas não é sistemática porque pode provocar uma retração considerável da embalagem ou dar ao produto um sabor ligeiramente ácido.
  • Os produtos de carne fresca requerem um teor mínimo de oxigênio na atmosfera para preservar a cor natural da carne.
  • As frutas e os vegetais frescos cortados requerem um teor mínimo de oxigênio para manter a sua respiração. A eficácia do processo requer uma escolha relevante da atmosfera protetora, mas também dos outros elementos do sistema: o material de acondicionamento; as máquinas de acondicionamento; a higiene do produto a ser embalado

presunto fatiado em embalagem com atmosfera modificada

 

As vantagens do acondicionamento em atmosfera modificada:

  • Aumenta a data-limite de consumo de um alimento 2 a 5 vezes, consoante o tipo de produto, possibilitando assim maior liberdade para otimizar a gestão dos stocks na fábrica e em toda a cadeia de distribuição.
  • Facilita o transporte, propondo produtos alimentares que não se estragam tão rapidamente durante as entregas desde o ponto de produção até ao ponto de venda e ao consumidor final.
  • Garante a visibilidade e a atratividade visual dos alimentos, evitando o aparecimento de exsudados e os riscos de esmagamento ou aderência.
  • Limita a utilização de aditivos e conservantes e permite propor produtos naturalmente frescos para responder à necessidade de naturalidade exigida por um crescente número de consumidores.
  • Permite aos produtores acederem a novos mercados (nacionais e internacionais) através de uma distribuição alargada possibilitada pelo aumento do prazo de validade dos seus produtos.
  • Mantém a higiene dos produtos graças à embalagem protetora e estanque que limita as diferentes contaminações microbianas

Disponibilizamos atendimento para auxiliar em:

  • fornecer filme ou saco laminado com barreira para embalar com qualidade seu produto;
  • indicar empresa que vai fornecer a atmosfera adequada em função do seu produto bem como implementar o processo: máquina, película, higiene.  Que também vai formar o seu pessoal na utilização de atmosferas e nos riscos associados à utilização dos gases. Escolher uma solução logística adaptada às suas necessidades e conceber e realizar as instalações de distribuição de gás.

Solicite atendimento agora mesmo: (47) 99216-2345 Celular ou Whatsapp. Ou clique aqui para falar diretamento no Whatsapp.

Tags: atmosfera modificada, modified atmosphere packaging, map, eam, embalagem com atmosfera modificada, embalagem termo formada, tampa e fundo, embalagem tampa, embalagem fundo, filme tampa, filme fundo

Clique para falar via Whatsapp