• Home
  • Artigos
  • O que é e como funciona a embalagem a vácuo

O que são clichê e flexografia?

Clichê é uma placa gravada normalmente em fotopolímero com alto relevo, ela funciona como uma espécie de carimbo, ela é colada em cilindros de aço ondem passam por tanques de tintas e passam a tinta para o material a ser impresso, é utilizado um clichê para cada cor, por isso quanto mais cores tem a arte final mais clichês precisam ser gravados.

Flexografia é o processo de impressão gráfica em que a fôrma, um clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica, ou seja, um sistema praticamente como o do carimbo, neste processo usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes.

 

É um processo de impressão direta, caracterizado pelo emprego de uma forma relevográfica (isto significa que seus grafismos ou áreas de impressão estão em relevo) e resiliente, produzida na forma de chapas planas ou camisas (tubulares, para máquinas impressoras dotadas de mandris e sistema de ar comprimido, indicadas para trocas rápidas). Mercado de atuação A flexografia pode imprimir praticamente qualquer tipo suporte, e atua em diversos segmentos, desde a impressão em banda larga (embalagens) até a banda estreita (etiquetas e rótulos). Apesar de ter sido estigmatizada durante muitos anos como um processo de impressão de pequena ou baixa qualidade, quando comparada à rotogravura, o avanço tecnológico da flexografia levou-a a um novo patamar de qualidade, tão boa quanto a impressão rotogravura ou offset, desde que sejam observados os inúmeros controles e monitoramento das variáveis durante o processo.

1. Editorial (periódicos);

2. Promocional (embalagens e peças de apoio) - o maior crescimento da flexografia encontra-se no ramo das embalagens flexíveis (celofane, polietileno, polipropileno, nylon, poliéster, alumínio, papel etc.), etiquetas e rótulos auto-adesivos e as embalagens de papelão ondulado. Pode-se também imprimir materiais decorativos, a exemplo dos papéis para presente, móbiles, crepom, papel tissue, TNT (tecido não-tecido) dentre outros. Imprime-se também a cerâmica, tecidos, fórmica e bens duráveis.

 

Tags: embalagens flexíveis, clichês, clicheria, flexografia

Clique para falar via Whatsapp